(18b) Application of Process Safety in Capital Projects - Characteristics Applicable to the Mining Industry | AIChE

(18b) Application of Process Safety in Capital Projects - Characteristics Applicable to the Mining Industry

Authors 

Faria, R., Vale S.A.


A Vale tem como objetivo tornar seus ativos e projetos cada vez mais seguros. Logo, foi decidido incluir a disciplina de Segurança de Processo no seu sistema de padronização de documentos de gestão de projetos, tendo como um dos principais pilares do RBPS (Risk Based Process Safety) a Análise de Perigos e Riscos durante todo o ciclo de vida do projeto, durante as fases de desenvolvimento de projeto (FEL1, FEL2 e FEL3) e Execução. Permitindo assim a busca cada vez mais projetos inerentemente seguros.

As análises se iniciam ainda na concepção do projeto com o objetivo da identificação dos principais perigos da sua operação através da aplicação de um Checklist em FEL1 e FEL2. Na sequência esses perigos se tornam riscos já no desenvolvimento da engenharia conceitual quando já é possível avaliar a severidade e probabilidade dos respectivos cenários de riscos, também chamados de riscos puros ou inerentes, sem a adoção de controles de prevenção ou mitigação. Em sequência, esses riscos passam a ser detalhados e melhor conhecidos durante a elaboração da engenharia básica em FEL3 quando são desenvolvidos os respectivos controles. Para suportar essas análises aplicamos, conforme o escopo do projeto, as metodologias de HazOp e Bowtie onde já é possível calcular os riscos residuais pelo fato da engenharia básica contemplar os controles e as salvaguardas recomendados na fase anterior e permitir ao projeto conhecer os seus riscos conforme a matriz de tolerância da empresa. Caso esses riscos ainda não estejam nos níveis aceitáveis, são utilizadas metodologias quantitativas complementares, tais como LOPA e AQR para identificar novos controles que possam ser introduzidos e trazer os riscos para o limite de tolerância aceitável pela companhia. Durante a fase de Execução, ocorre o monitoramento da implantação e elaboração da estratégia de execução de testes dos controles previstos no comissionamento com objetivo de iniciar a operação dos projetos de maneira segura. Como resultado, essas análises de riscos executadas formam o book de análise de riscos de processo de um projeto, contemplando todo o histórico e evolução do tema de Segurança de Processos ao longo do desenvolvimento e construção dos projetos.

As análises de riscos são padronizadas na empresa através de documentos normativos e a sua aplicação é obrigatório em todos os projetos de engenharia, para que essa aplicação seja efetiva foi elaborada uma árvore de decisão onde demonstra como as análises se complementam permitem os projetos terem seus riscos controlados. Essa padronização é fundamental para criação de um banco de lições apreendidas para que sejam fontes de consultas para os próximos projetos na empresa e mantendo as operações em níveis aceitáveis de segurança estabelecidos.

Checkout

This paper has an Extended Abstract file available; you must purchase the conference proceedings to access it.

Checkout

Do you already own this?

Pricing

Individuals

AIChE Pro Members $150.00
AIChE Emeritus Members $105.00
Employees of CCPS Member Companies $150.00
AIChE Graduate Student Members Free
AIChE Undergraduate Student Members Free
AIChE Explorer Members $225.00
Non-Members $225.00