Fortalecendo a Segurança Operacional: Implementação De Um Novo Sistema De Gerenciamento De Procedimentos Operacionais
CCPS Latin American Conference on Process Safety
2024
10th Latin American Conference on Process Safety
General Program
Operating Procedures and Operational Readiness II
O desenvolvimento exponencial de conhecimentos cientÃficos e tecnológicos observado pela humanidade no final do século XX e inÃcio do século XXI permitiu avanços no uso de máquinas, equipamento e tecnologias que têm aumentado a eficiência, qualidade e segurança nas indústrias. Porém, ao mesmo tempo que novos conhecimentos e formas de trabalhar são desenvolvidas, parte do conhecimento tende a se concentrar em algumas pessoas e documentos de boas práticas, que não são bem adaptados para o dia a dia. A maneira de fornecer esse conhecimento aos usuários finais, permitindo autonomia, é documentando padrões e integrando instruções passo a passo ao fluxo de trabalho.
Os Procedimento Operacionais Padrão, conhecidos pela sigla em inglês SOPs (standard operational procedures), incorporam as melhores práticas permitindo a melhoria contÃnua, alinhado com uso de um sistema digital que centraliza e padroniza todos os nossos procedimentos, garantindo flexibilidade para customizar com base na experiência dos usuários, que representam um agente importante nessa mudança, pois são os responsáveis por interagir diretamente com as atividades da planta.
Desde 2021, a Cargill definiu uma nova forma de desenvolvimento e uso destes SOPs, estabelecendo padrões de escrita dos documentos e utilizando um software a nÃvel global para armazenamento de todo o conhecimento, entregando informação certa e no momento certo. Todos os SOPs seguem a mesma metodologia de escrita, construÃda sobre os princÃpios e boas práticas de Desempenho Humano e Organizacional, facilitando a curva de aprendizagem, eliminando instruções vagas e evitando decisões em campo. Etapas crÃticas, de alto risco e limites operacionais seguros são conhecidos e as ações necessárias são apresentadas, por meio da identificação correta dos perigos, riscos e mitigação associados, fornecendo uma resposta em caso de desvios.
Este trabalho tem como objetivo apresentar a trajetória de implementação do programa eSOP para 9 unidades da Cargill na América do Sul, discutindo a metodologia utilizada, as etapas para implementação, feedbacks dos usuários finais e os resultados obtidos, onde cerca de 40% dos SOPs já seguem o modelo global da Cargill e em algumas áreas 100% dos checklists foram digitalizados.