Priorização Dos Pilares De Segurança De Processos Para Gestão De Processos Com Poeiras Combustíveis | AIChE

Priorização Dos Pilares De Segurança De Processos Para Gestão De Processos Com Poeiras Combustíveis

Authors 

Objetivo – Eventos catastróficos recentes com poeiras combustíveis têm demonstrado o quanto é importante aplicação de um sistema de gestão de segurança de processos nas indústrias que possuem esse perigo.

Indústrias que manipulam poeiras combustíveis tem demonstrado pouca cultura a gestão de riscos de processos, por isso muitas vezes não atendem temas básicos. Fato evidenciado na investigação pelo ministério do trabalho após o evento que matou 10 pessoas no Paraná – Brasil em 26 julho de 2023 após uma grande explosão de poeiras combustíveis.

O objetivo deste artigo é apresentar um modelo de sistema de gestão de segurança de processos básico para aplicação em fábricas com poeiras combustíveis, baseado nos pilares do CCPS, NFPA652, NFPA 61 e nas experiências e aprendizados com a aplicação dos pilares de gestão de segurança de processos na Cargill da America Latina. Propor um ponto de partida priorizando os pilares que podem trazer maiores impactos na redução de eventos de grande magnitude nesse tipo de indústria em menor tempo.

Metodologia – Fazendo um paralelo entre os pilares de gestão de segurança de processos segundo o CCPS e os pilares citados pela NFPA652 e NFPA 61 encontramos 9 pilares principais em comum: Gerenciamento de conhecimento de Processos, Identificação dos Perigos e Análise de Riscos, Procedimentos Operacionais, Práticas de Trabalho Seguro, Confiabilidade e Integridade Mecânica, Treinamento, Gerenciamento de Mudanças, Gestão de emergências e Investigação de Incidentes.

A NFPA traz de uma forma bastante direta e objetiva a aplicação desses pilares, desta forma, para apresentação desse trabalho definiu-se os principais focos dentro de cada pilar para evitar cenários de combustão lenta (Smolder), fogo, incêndio rápido (flash) e explosão.

A cultura de Segurança de Processos não é trazida pela NFPA como um pilar mas é sumamente importante para o sucesso da implantação por isso foi mantido como o primeiro item.

Esses pilares foram priorizados e vem sendo aplicados na gestão de riscos de poeiras combustíveis nos armazéns e fábricas da Cargill, visando utilizar os recursos de uma forma simplificada e assertiva.

O trabalho irá abordar como cada pilar vem sendo aplicado, o que foi considerado dentro de cada tema, como o plano foi construído e priorizado para aplicação nas diversas unidades produtivas existentes na empresa.

Conclusão – Todos os pilares de gestão de segurança de processos são importantes, no entanto a priorização pode ser chave para coletar benefícios de redução de riscos em um espaço de tempo mais curto uma vez que os recursos são limitados tanto em pessoas quanto em investimentos monetários. A priorização e criação de um plano estratégico também otimiza a comunicação com diretorias e lideranças, possibilitando a visualização mais clara sobre o que é necessário para alcançar o controle apropriado dos riscos.

A implantação da gestão de riscos é um trabalho que está em andamento, mas já é possível evidenciar melhorias em implantação de barreiras de engenharia, dispositivos críticos de segurança, conhecimento operacional, aumento do registro de eventos preventivos, aumento do número de documentos de gestão de mudanças, etc.

Checkout

This paper has an Extended Abstract file available; you must purchase the conference proceedings to access it.

Checkout

Do you already own this?

Pricing

Individuals

AIChE Pro Members $150.00
AIChE Emeritus Members $105.00
Employees of CCPS Member Companies $150.00
AIChE Graduate Student Members Free
AIChE Undergraduate Student Members Free
AIChE Explorer Members $225.00
Non-Members $225.00