MOC Realizado Em Barreiras De Segurança Requer Uma Gestão e Disciplina Diferenciados | AIChE

MOC Realizado Em Barreiras De Segurança Requer Uma Gestão e Disciplina Diferenciados

Authors 


O Gerenciamento de Controle Crítico consiste em nove etapas, das quais seis são necessárias para planejar o programa CCM antes de implementá-las nas três últimas etapas, conforme mostrado na Figura abaixo. Nesse trabalho buscamos garantir que o processo de MOC (Gerenciamento de mudanças) assegure um tratamento bastante robusto para qualquer mudança que possa impactar os CCs (Controles Críticos).

Cada etapa pode exigir revisitar a etapa anterior para alcançar o resultado desejado. Por exemplo, o loop da Etapa 7 para a Etapa 6 indica a necessidade potencial de revisitar as informações das etapas de planejamento quando a implementação do site é definida. Isso pode ocorrer porque o desempenho do controle da unidade industrial varia das suposições feitas no estágio de planejamento. Cada etapa do processo tem um resultado alvo que deve ser alcançado antes de passar para a próxima etapa. Ao longo das operações das unidades industriais podem ocorrer potenciais mudanças que possam impactar os CCs. Assim a definição de como o processo de governança, comunicação e aprovações finais deva ocorrer pode distinguir a manutenção do CC integro ou a perda da proteção assegurada pelo mesmo.

As organizações devem desenvolver um processo eficaz que assegure que o gerenciamento de mudanças de pessoas, instalações ou tecnologia, envolvendo os controles críticos, passem por um processo rigoroso de avaliação de riscos, análise de potencial comprometimento dos CCs e sua funcionalidade, podendo caso o MOC não seja bem gerenciado, provocar a ocorrência de um MUE (Material Unwanted Events).

Por exemplo, toda mudança de pessoas que desempenham funções a funções críticas, em todos os setores operacionais da Empresa, deverá ser efetiva e formalmente: identificada, analisada, avaliada, controlada e autorizada. Frequentemente a organização deve através de um processo de auditoria verificar se mudanças organizacionais ou de pessoas/funções específicas podem comprometer a performance e gestão dos CCs. Abaixo seguem algumas perguntas que precisam ser avaliadas quando envolve mudanças de pessoas:

VERIFICAR POTENCIAL IMPACTO NOS CCs (Controles Críticos)

SIM

NÃO

  1. Ë uma admissão para função crítica?

  1. É uma promoção para uma função crítica?
  1. É uma transferência para uma função crítica?
  1. É uma substituição temporária (férias, ausência, reforço de equipe, troca entre turnos)?
  1. É uma substituição permanente?
  1. É um retorno para função crítica após um período igual ou superior a 90 dias?
  1. É uma redução do contingente (número de pessoas) mínimo, previamente estabelecido, de um grupo de trabalho “operacional”?
  1. É uma redução do contingente (número de pessoas) mínimo, previamente estabelecido, de um grupo de trabalho “operacional crítico”?

A RSE Consultoria desenvolveu um software de MOC (Gerenciamento de Mudanças) que permite a garantia da realização da mudança de forma segura e, que bloquei eventual iniciativas que poderiam comprometer Controles críticos, causando degradação em um CC ou de forma sistêmica em vários CCs da mesma natureza.

Além da apresentação técnica do software e dos fluxos de desenvolvimento do mesmo, propomos apresentar o processo, etapas e cronograma de planejamento da implementação do software e dos treinamentos devidos na organização, garantindo uma implementação do procedimento de MOC, software e de uma cultura de gerenciamento de mudanças na organização.

Checkout

This paper has an Extended Abstract file available; you must purchase the conference proceedings to access it.

Checkout

Do you already own this?

Pricing

Individuals

AIChE Pro Members $150.00
AIChE Emeritus Members $105.00
Employees of CCPS Member Companies $150.00
AIChE Graduate Student Members Free
AIChE Undergraduate Student Members Free
AIChE Explorer Members $225.00
Non-Members $225.00